Questões Ambientais
Desperdício de Água
02
Existe um motivo para a Terra também ser chamada de Planeta Azul e esse motivo é simples: dois terços da superfície terrestre são somente água. Porém, isso não lhe retira a sua importância, em particular porque, dentro desses dois terços, só uma minúscula parcela está disponível para o nosso consumo. Ainda assim, isso não impede o ser humano de poluir tanto a percentagem de água que é utilizada por nós quanto a percentagem de água que não o é. Para mudar estas atitudes precisamos, primeiramente, destacar uma frase na nossa mente:
"Se não há água, não há vida!"
As ações antrópicas que contaminam os recursos hídricos, através de compostos físicos, químicos - lembrando que a água é um solvente poderoso - e biológicos prejudiciais à vida, podem ser agrupadas e denominadas como poluição da água. Para além desse problema ambiental, ainda existe a questão do excessivo consumo de água, resultado da falta de noção da raça humana que considera a água um recurso ilimitado.
Desperdício:
- Autoclismo;
- Máquina de lavar roupa;
- Banho;
- Torneiras;
- Fugas de água;
- Transporte da água até ao consumidor;
Poluição:
- Agricultura, por exemplo os pesticidas;
- Indústria;
- Despejo do lixo, da água do esgoto e do petróleo em ambientes aquáticos;
- Falta de tratamento da água no caso de algumas redes de esgoto;
- Lixo físico das cidades acumulado no chão a ser arrastado até algum curso de água.
Devido a estas práticas, existem certas consequências que caem sobre o planeta:
- Proliferação de doenças;
- Contaminação da cadeia alimentar devido à transmissão de toxinas da água contaminada para os alimentos;
- Água imprópria para o consumo humano e dos restantes animais;
- Redução do abastecimento de água para a população;
- Ocorrência de crises hídricas em tempos de seca;
- Impossibilidade de limpar os rios por causa dos custos elevados.
O facto de a água, um recurso limitado, não ser nossa propriedade parece não estar presente na mente do ser humano, que tenta, a qualquer custo, usá-la como bem entender, sem pensar por um único segundo no que isso pode implicar no futuro. Essa insensatez afeta todo o planeta, visto que a hidrosfera está conectada com as restantes esferas, e leva a uma grande questão:
Que postura podemos tomar para enfrentar este problema? Será que pagar pelo consumo de água resolveria o problema? Mas não seria incorreto pagar pela água, uma vez que esta é um bem essencial? Porém, se não a pagarmos, tendemos a desperdiçá-la em maior quantidade.
A água apropriada para consumo está a esgotar-se e a água imprópria a ficar cada vez mais poluída, e ainda não temos uma solução que amenize esta questão que ataca determinados valores éticos.