Questões Ambientais
Desflorestação
01
As florestas cobrem 31% da área terrestre e são essenciais à vida. Fornecem oxigénio, purificam a água e são habitat de centenas de espécies animais e vegetais, sendo imprescindíveis em muitas outras coisas. No entanto, anualmente, 0,15% desta cobertura florestal é perdida. Isto acontece devido à desflorestação.
Desmatamento ou desflorestação baseia-se na remoção da cobertura vegetal (parcial ou total) de um determinado local. Embora seja uma ação considerada por muitos como necessária, o desmatamento é um dos mais graves problemas ambientais na atualidade.
A desflorestação ocorre, normalmente, por ação do homem. Alguns casos têm como fim a expansão agropecuária - criação de áreas para a agricultura ou pecuária -, a exploração mineira - exploração de metais com o uso de equipamentos -, e até mesmo a urbanização - transformação de uma região rural para uma urbana.
A desflorestação pode ser causada por:
- Expansão pecuária;
- Exploração mineira;
- Urbanização;
- Exploração de matéria-prima vegetal;
- Queimadas;
- Incêndios.
No entanto, essas ações têm as suas consequências, tais como:
- Compromete a biodiversidade devido às perdas de habitat;
- Desequilíbrio ambiental;
- Prejudica a qualidade do ar, afetando a produção de oxigénio;
- Agrava o efeito de estufa;
- Prejudica o ciclo do azoto;
- Favorecimento do processo de erosão dos solos;
- Perda da resistência dos solos às cheias, o que leva a deslizes de vertentes.
A desflorestação tem várias consequências, contudo é necessária para muitas das atividades do Homem.
Até que ponto a desflorestação é mais prejudicial que benéfica?
As atividades antrópicas que levam à desflorestação são realizadas há já vários séculos, não tendo tido um impacto negativo no mundo. Contudo, nos dias de hoje, a desflorestação tomou proporções nunca antes vistas, podendo ser considerada altamente prejudicial. Assim podemos colocar outra questão:
Se esta é uma ação mais prejudicial que benéfica, porque o ser humano continua o processo de desflorestação intensivo?
Muitos acreditam que a desflorestação é um “mal necessário”. Independentemente dos seus efeitos negativos, os seres humanos continuam a precisar de tudo o que ela traz de bom e influencia de forma positiva, de forma a sustentar a sociedade a nível mundial. Parar a desflorestação ou reduzi-la drasticamente resultaria na escassez de alimentos e de produtos do cotidiano essenciais de origem vegetal e mineral, entre outros.
Será correto continuar a degradar os poucos espaços verdes que nos restam?